BLINDAGEM DE CARROS
EMPRENDEDORES ,
|
Mais segurança
São Paulo - A violência nas grandes cidades pode levar muita gente a pensar em blindar seu carro ou mesmo dar um veículo blindado mais simples para o filho que tirou carteira há pouco tempo. Na lista a seguir você vê os dez carros blindados mais baratos segundo levantamento da Molicar, que pesquisa os preços efetivamente praticados no mercado. Os preços dos carros sem a blindagem estão arredondados, de acordo com a Tabela Fipe e os preços sugeridos pelas próprias montadoras. Repare que, com a blindagem, os carros custam praticamente o dobro do preço original. E não é por menos. Blindar o veículo custa o mesmo que um carro: no mínimo algo como 35.000 reais. Mas o preço não é o mais importante e sim a segurança. A empresa de blindagem deve ter documentação adequada e oferecer blindagem total para ser confiável. E não se esqueça que o processo adiciona no mínimo 100 kg ao veículo.
|
|
BLINDAGEM é a tecnologia utilizada especialmente em veículos para a proteção pessoal contra armas de fogo. Criada para a guerra, a inovação em pouco tempo alcançou centros urbanos de países com altos índices de violência, como o Brasil ou a Colômbia. Para blindar um carro é necessário uma autorização do Exército e não basta que a empresa blindadora tenha o CR (Certificado de Registro) no Exército, sem o qual a blindadora não pode atuar no segmento. A empresa precisa ter Alvará da Polícia Civil, o D.P.C., e uma autorização específica para cada veículo a ser blindado. Esse requerimento deve ser feito em formulário próprio e enviado à Região Militar (R.M.) em que a blindadora está registrada. Esse procedimento visa evitar que carros blindados sejam utilizados por pessoas não idôneas. Para a pessoa física blindar um carro, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), certidões negativas criminais da Justiça Federal, Estadual e Militar dos últimos cinco anos, e Atestado de Antecedentes Criminais, emitido pela Polícia Civil do Estado. Se o carro for de empresa, também será preciso apresentar CNPJ e Certidão de Antecedentes dos distribuidores da Justiça Federal, Estadual e Militar de cada um dos sócios administradores ou gerentes, das Comarcas onde tenham sido domiciliados nos últimos cinco anos. |
|
TIPOS DE BLINDAGENS
== Níveis de blindagem == * I :Calibres 22, 38 e ataques com ferros e pedras; A blindagem nível IV é a mais segura disponível a civis, porém esse nível de blindagem é altamente burocrático, precisando tramitar no Exército e Ministério da Defesa, sendo necessário apresentar um requerimento que justifique tal proteção. A blindagem nível V está disponível apenas para as [[Forças Armadas]], chefes de estado, presidentes, com raras concessões oferecidas a megaempresários que plenamente justifiquem a real necessidade de tal proteção |
Mercado de blindagem de veículos
A blindagem de veículos teve início nos anos 1980, na Colômbia, país que sofria com altas taxas de violência. Desde então, muita coisa mudou e logo depois essa prática se disseminou por diversos países. Os primeiros carros blindados eram exclusivos de executivos de empresas multinacionais que tinham uma renda alta. Posteriormente, esse público gostou do serviço e também passou a encomendar o mesmo serviço nos automóveis de suas esposas e de seus filhos. O mercado foi se desenvolvendo e a produção foi aumentando, a violência também se fez cada vez mais presente e essa realidade virou oportunidade de negócio para empreendedores. Atualmente, quase todos possuem acesso a esse tipo de serviço, devido à facilidade de pagamento. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro são as que mais possuem empresas desse tipo.
Para poder atender à demanda de blindagem, as montadoras têm lançado automóveis blindados e para isso estabelecem parcerias com empresas de blindagem que possam então cumprir com os seus pedidos.
Uma realidade é que o Brasil é um dos maiores mercados de carros blindados no mundo, porém, muitas empresas desse ramo que prestam um serviço de qualidade. Isso, porque para o veículo receber a blindagem, ele deve ser completamente desmontado e ao montá-lo novamente, muitas vezes ficam brechas, abrindo possibilidade para a água infiltrar e haver corrosão e problemas napintura.
Clientes da empresa de blindagem de veículos
O público consumidor desse tipo de serviço está cada vez mais diversificado. No início da prática da blindagem no Brasil, os clientes eram basicamente pessoas com alto poder aquisitivo ou muita popularidade, como empresários e também políticos. Porém, agora o atendimento também acontece com profissionais liberais e pessoas que queiram se sentir seguras e que não necessariamente possuem muito dinheiro para pagar por isso. Assim, os que procuram tal serviço são executivos, profissionais liberais, artistas e políticos, sendo a maior parte composta por donos de carros importados.
Também empresas que vendem veículos fazem parcerias com esse tipo de empresa.
Equipamentos e contratação de pessoal
Para começar com o seu negócio de blindagem de veículos, é preciso ter parafusadeiras, máquinas de colagem pneumáticas e soldas tig e mig.
O espaço necessário para tal deve ter, pelo menos, 600 m², sendo que uma pequena parte deve estar voltada à área administrativa.
A quantidade mínima de empregados é de pelo menos sete pessoas: o empreendedor, cinco empregados para serviços de blindagem e um auxiliar administrativo.
Localização da empresa
A definição do lugar para instalar seu empreendimento é muito importante. Grande parte dos municípios é regulamentada pelo Plano Diretor Urbano (PDU) que informa o tipo de atividade que deve funcionar no bairro escolhido. Sendo assim, é importante primeiro saber quais são as localidades que podem abrigar tal tipo de trabalho.
Feita essa consulta, veja se onde está o imóvel há infraestrutura adequada, como luz, água, telefone, gás e segurança. Também veja se há facilidade de acesso aos clientes.
Divulgação da empresa de blindagem de veículos
Para divulgar os seus serviços, o primeiro passo é procurar aqueles que podem contratar seus serviços, como por exemplo, as concessionárias, que muitas vezes estabelecem parcerias. Empresas de segurança também podem ser boas parceiras. Dessa maneira, faça reuniões, mostre o seu serviço e esteja disposto a negociar sempre.
Outra maneira de conseguir o sucesso é fazer um site com todas as informações possíveis. Dessa maneira, fica mais fácil de muitos conhecerem seus serviços.
Tecnologia empregada
O avanço da tecnologia auxiliou e muito a popularização das blindagens de veículos. Atualmente, as empresas usam um composto de fibra orgânica, que concilia leveza e grande resistência. Esse material é cinco vezes mais resistente do que o aço.
Fornecedores da empresa de blindagem de veículos
Busque fornecedores que tenham experiência no serviço. As empresas de blindagem de veículosfazem testes balísticos reais. Empresas fornecedoras que têm certificados de qualidade possuem controle em seus processos, o que garante maior confiabilidade no resultado do serviço oferecido.
Aspectos legais do veículo blindado
O veículo blindado só pode sair da empresa de blindagem depois de ter sido registrado no Detran.
A empresa deve pedir autorização à Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados para poder blindar aquele automóvel, devendo assim, usar formulário próprio, que precisará ser encaminhado à Região Militar onde o requerente estiver registrado. O despacho de deferimento será realizado no próprio requerimento.
As pessoas físicas que tiverem seus veículos blindados devem anexar ainda documento de identidade, CPF, comprovante de residência, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV, Certidão de antecedentes criminais do domicílio nos últimos cinco anos. No caso de pessoas jurídicas, deverão anexar os documentos já citados e o CNPJ e no caso de sócios, todos também precisarão apresentar a Certidão de antecedentes criminais.
A empresa de blindagem de veículos deve ter Certificado de Registro junto ao Exército e ainda emitir termo de responsabilidade mostrando o nível de blindagem, nome e CR da empresa e ainda outros detalhes.
Dicas de negócio
As empresas que fazem blindagem podem fazer parte da Associação Brasileira dos Blindadores de Veículos Automotores (Abralim) e ainda recebem o Selo Membership, uma prática de combate às empresas piratas ou que exercem a atividade de maneira amadora. Esse certificado só é dado para o empreendimento se ele estiver com os documentos exigidos pelos órgãos reguladores em dia.
Outra maneira de conseguir ter diferenciação no mercado e garantir qualidade e confiabilidade é obter certificação pautada no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação. Isso permite à empresa que ela use o selo “INMETRO” em seus produtos, o que garante grande confiança por parte dos clientes.
Quem vai prestar esse tipo de serviço a pessoas físicas deve ter muita atenção para não blindar automóveis de meliantes. Quando um cliente procura a empresa, acontece uma investigação sigilosa.
A empresa que faz blindagem de veículos mostra ao seu cliente todos os graus de proteção e ainda revela as opções do serviço, como vidros móveis ou imóveis, mudança na suspensão, revisões, etc.; indica as condições de garantia e de contrato, como formas de pagamento e prazos.
Como última orientação, não deixe de estar a par do mercado-alvo no qual pretende atuar. Pesquise bastante sobre o assunto em publicações especiais, com representações nacionais e estaduais de empresas, não hesite em conversar com empresários que estão no setor há tempos e sempre esteja presente em eventos que trazem as últimas novidades. Tudo isso fará com que o empreendimento não corra o risco de ser aberto às cegas, sem qualquer tipo de planejamento, motivo pelo qual diversas empresas não conseguem chegar ao primeiro ano de vida.